“Quem
dera ser um peixe
Para
em teu límpido aquário mergulhar
Fazer
borbulhas de amor … larálarálarálará”
(Fagner - Compositor: Juan Luiz Guerra / Versão: Ferreira Gullar)
Tabela Cronoestratigrafica |
Peixes são considerados os primeiros vertebrados. Surgiram no inicio do Fanerozóico e sofreram grande irradiação no Devoniano que é conhecido como IDADE DOS PEIXES
Os vertebrados se dividem em dois grupos:
- Agnatos (sem mandíbula)
- Gnatostomados (com mandíbula)
patas e pulmões: tetrapodes
nadadeiras e branquias: peixes
Reconstituição de uma comunidade de Ostracodermos (autor desconhecido) |
O Ostracodermo foi encontrado primeiramente em registros do Cambriano mas é no Siluriano e Devoniano que tem maior expansão. São pequenos peixes desprovidos de mandíbula que viviam no fundo do mar e se alimentavam por filtração dos sedimentos.
Este grupo é reconhecido por uma carapaça formada por séries de ossos dérmicos que apresentam tamanhos variáveis nos diferentes grupos, algumas sendo muito pequenas e formando escamas.
Embora não apresentassem mandíbula, alguns grupos possuíam placas dérmicas móveis na boca.
Com o surgimento da mandíbula, a aquisição de alimento se tornou mais eficiente e permitiu que os peixes se diversificassem, além de conferir novos mecanismos de defesa e ataque devido o novo caráter predatório.
Autor desconhecido |
OUTROS PEIXES
Autor desconhecido |
Acanthodii é uma classe extinta de peixes, com características mistas de peixes ósseos e cartilaginosos. O grupo surgiu no Siluriano Inferior e desapareceu na extinção permo-triássica no fim do Permiano. Os Acanthodii também são chamados de tubarões espinhados.
Acanthodii |
Nenhum comentário:
Postar um comentário