domingo, 21 de junho de 2015

PROOOOCURANDO “os primeiros” NEEEEMOOOOs!

“Quem dera ser um peixe
Para em teu límpido aquário mergulhar

Fazer borbulhas de amor … larálarálarálará”
(Fagner - Compositor: Juan Luiz Guerra / Versão: Ferreira Gullar)

Tabela Cronoestratigrafica





Peixes são considerados os primeiros vertebrados. Surgiram no inicio do Fanerozóico e sofreram grande irradiação no Devoniano que é conhecido como IDADE DOS PEIXES



Os vertebrados se dividem em dois grupos:

          - Agnatos (sem mandíbula)

          - Gnatostomados (com mandíbula)
                      patas e pulmões: tetrapodes
                      nadadeiras e branquias: peixes








Reconstituição de uma comunidade de Ostracodermos
 (autor desconhecido)
O Ostracodermo foi encontrado primeiramente em registros do Cambriano mas é no Siluriano e Devoniano que tem maior expansão. São pequenos peixes desprovidos de mandíbula que viviam no fundo do mar e se alimentavam por filtração dos sedimentos. 

Este grupo é reconhecido por uma carapaça formada por séries de ossos dérmicos que apresentam tamanhos variáveis nos diferentes grupos, algumas sendo muito pequenas e formando escamas.
Embora não apresentassem mandíbula, alguns grupos possuíam placas dérmicas móveis na boca.




Com o surgimento da mandíbula, a aquisição de alimento se tornou mais eficiente e permitiu que os peixes se diversificassem, além de conferir novos mecanismos de defesa e ataque devido o novo caráter predatório.






Quem se destacou foi o Placoderme, contemporâneo aos Ostracodermos, dominaram o ecossistema entre 430 e 360 Maalém da mandíbula possuiam o corpo coberto por uma armadura que os protegiam. O maior Placodermo já encontrado foi o Dunkleosteus terrelli, que,com seus 33 pés (10 m) de comprimento e 4 toneladas deve ter sido um predador terrível nos oceanos antigos. Agora, os biólogos fazendo a reconstrução biomecânica dos músculos dos maxilares deste peixe, sugerem que esta criatura poderia ter tido a mordida mais poderosa de todos os peixes já encontrados

Autor desconhecido

OUTROS PEIXES
Autor desconhecido

Eugeneodontida é uma ordem extinta de estranhos peixes cartilaginosos semelhantes a tubarões, que viveram do Devoniano até o fim do Triássico. Sua marca característica são os grandes dentes na mandíbula que, quando nasciam os dentes substitutos, formavam uma grande espiral de dentes. Enquanto fossem usados, os dentes eram organizados e em grande quantidade, como nas arraias atuais, e usados para quebrar presas que possuíssem conchas.

Acanthodii é uma classe extinta de peixes, com características mistas de peixes ósseos e cartilaginosos. O grupo surgiu no Siluriano Inferior e desapareceu na extinção permo-triássica no fim do Permiano. Os Acanthodii também são chamados de tubarões espinhados.

Acanthodii


Nenhum comentário:

Postar um comentário